
A Indústria 4.0 é a nova era da manufatura, marcada pela integração de tecnologias avançadas, como a automação, nos processos industriais. Essa revolução está transformando o setor ao permitir que as operações sejam mais conectadas, eficientes e inteligentes, impulsionadas por sistemas de gestão que otimizam cada etapa da produção.
Neste artigo, selecionamos os 5 melhores sistemas de gestão que podem transformar a maneira como as indústrias operam no cenário atual.
1. SULTS

O SULTS é um software de gestão para redes de negócios, empresas e indústria, com ele é possível aprimorar processos industriais.
Com o sistema, é possível registrar e monitorar cada etapa da produção, identificar problemas de qualidade ou segurança, e desenvolver planos de ação específicos.
A ferramenta também permite documentar auditorias e garantir a conformidade com as normas regulatórias.
Universidade Corporativa SULTS: permite a inserção de treinamentos customizados, que podem ser focados em capacitar os funcionários para operar máquinas e equipamentos com segurança e eficiência. A plataforma facilita o planejamento e o registro de treinamentos realizados, garantindo que cada colaborador esteja atualizado com os procedimentos necessários.
Checklist SULTS: facilita a inspeção detalhada de máquinas, equipamentos e instalações antes mesmo de iniciar a produção, permitindo criar checklists online. Essa funcionalidade ajuda a identificar possíveis problemas que possam comprometer a segurança dos colaboradores e a garantir que todos os pontos críticos dos processos produtivos estejam sob controle.
Help Desk SULTS: a ferramenta de Help Desk simplifica a comunicação interna, garantindo que todos os funcionários estejam bem informados e que o suporte técnico e operacional seja ágil. Com ela, é possível realizar todos os tipos de solicitações, como a compra de novos equipamentos ou pedidos de manutenção, de forma organizada e clara. Além disso, a ferramenta oferece visibilidade em tempo real sobre o status dessas solicitações, permitindo que todos acompanhem o progresso e contribuam para um fluxo de trabalho mais eficiente.
Comunicados SULTS: é uma solução eficiente para centralizar a comunicação dentro da empresa. Com ele, a administração pode enviar mensagens importantes para todos os colaboradores ou direcionar informações específicas para grupos determinados, garantindo que as atualizações cheguem de forma rápida e precisa.
2. SAP

A SAP, empresa alemã, desenvolve sistemas de gestão voltados para indústrias, com o prometendo melhorar a eficiência dos processos e das operações que estejam em conformidade com as normas e regulamentos exigidos.
Há 50 anos no mercado, o ERP da SAP conta com ferramentas que auxiliam nas seguintes áreas:
Gestão da cadeia de suprimentos (SCM): ajuda a coordenar todas as etapas da cadeia de suprimentos, que vai desde o planejamento da demanda até a gestão de inventário e o fornecimento de materiais.
Planejamento e execução de projetos: suporte à gestão de projetos, tarefas, listas de pendências para garantir que sejam entregues dentro do prazo e do orçamento.
Conformidade dos produtos: auxilia a assegurar a conformidade regulatória através do rastreamento, da classificação de produtos, do manejo de materiais perigosos e da rotulagem adequada.
3. Plex Smart Manufacturing

A Plex Smart Manufacturing é um sistema de gestão para a indústria, adquirido pela Rockwell Automation em setembro de 2021, empresa especializada em soluções de automação industrial.
O sistema promete automatizar todos os departamentos da indústria, desde o chão de fábrica até os escritórios, suas principais ferramentas são:
Enterprise Resource Planning (ERP): integra processos de negócios, como finanças, recursos humanos e supply chain, para proporcionar uma gestão empresarial mais eficiente.
Quality Management System (QMS): ajuda as indústrias a manterem a conformidade com normas e regulamentos, através de um sistema de registros digitais que integra os requisitos de qualidade diretamente aos fluxos de trabalho.
Supply Chain Planning (SCP): oferece ferramentas para o planejamento e gestão da cadeia de suprimentos, facilitando a otimização de inventário, previsão de demanda e gestão de fornecedores.
Asset Performance Management (APM): monitora a performance dos ativos em tempo real, ajudando a identificar e prever falhas, o que reduz custos de manutenção e melhora a eficiência operacional.
Production Monitoring: proporciona visibilidade em tempo real da produção, permitindo que as empresas monitorem o desempenho das máquinas e otimizem o tempo de operação.
4. IFS Cloud

A IFS AB é uma empresa multinacional de software empresarial fundada em 1983, com sede em Linköping, Suécia. A empresa é reconhecida globalmente por desenvolver e fornecer soluções de software que ajudam organizações a gerenciar operações complexas em diversos setores, como manufatura, construção, serviços, energia, defesa, aviação, entre outros.
Um dos seus produtos é o IFS Cloud que é a principal plataforma da empresa, projetada para fornecer suporte para o gerenciamento de operações complexas, para auxiliar a indústria, suas funcionalidades são:
Software de compras: ferramenta permite inserir produtos, análise de despesas, criação de critérios para selecionar e gerenciar fornecedores.
Otimização de processos e conformidade: a plataforma oferece ferramentas para melhoria dos processos de compra, promovendo eficiência e conformidade. A interface facilita a adoção pelos funcionários, reduzindo os gastos independentes e aumentando o controle sobre os processos.
5. Acumatica

O Acumatica é um sistema de ERP (Sistema integrado de gestão empresarial) , voltado para a gestão de processos empresariais em diversas áreas, como contabilidade, finanças, vendas, inventário, cadeia de suprimentos, manufatura, gestão de projetos e CRM (Gestão de relacionamento com o cliente).
Destinado a empresas que gerenciam equipes de campo, com funcionalidades para agendamento, gestão de ordens de serviço, rastreamento de ativos e controle de contratos. No sistema, há produtos e módulos projetados para atender às demandas, sendo eles:
Gestão de distribuição: controle de inventário, pedidos de venda, compras, armazém, e outras operações relacionadas à cadeia de suprimentos.
Ferramenta de projetos: Controle de projetos, custos, faturas, orçamentos, e relatórios de desempenho.
Gestão de relacionamento com o cliente (CRM): ferramentas para vendas, marketing, e suporte ao cliente.